Professores protestam em frente ao Palácio dos Leões

 

Cerca de 100 professores da rede estadual de ensino fizeram, na manhã desta terça-feira (16), um protesto em frente ao Palácio dos Leões para reivindicar da governadora Roseana Sarney (PMDB) o cumprimento do novo Estatuto dos Professores do Estado, com Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR), elaborado depois de um longo processo de discussão entre os professores e o governo do Estado.

 

Segundo os educadores, o governo do Estado, contrariando decisões do Conselho Nacional de Educação, elaborou outro estatuto que fere frontalmente os direitos adquiridos pelos professores, desconsiderando o acordo com o Sindicato dos Professores elaborado depois de exaustivo trabalho da comissão bipartite.

 

 “Nós queremos que o Plano de Cargos e Carreira atenda aos interesses dos trabalhadores em educação do Maranhão. O que vemos hoje é um governo de propaganda, que existe apenas nos meios de comunicação do grupo Sarney. Apesar de toda essa mídia, a realidade é outro, principalmente no que se refere à área de Educação”, disse um dos manifestantes sendo aplaudido pelos presentes.

 

Um fato inusitado foi a tropa de choque da Policia Militar de Roseana montada em frente ao Palácio dos Leões. No intuito de intimidar os professores, foram deslocadas cinco viaturas, 40 policiais, a cavalaria da PM e até o helicóptero do GTA, tudo para conter o avanço de um movimento pacífico organizado por profissionais da educação.

 

Blog do John Cutrim

 



Escrito por Redação às 15h30
[] [envie esta mensagem] []



Dois homicídios em uma semana

 

Por todo o Estado o que vemos é o constante aumento da criminalidade, jovens ceifando vidas, consumo de drogas sem o menor receio das autoridades. Na Barra a situação não é diferente, somente na semana passada dois homicídios deixaram a população perplexa. 

 

O primeiro aconteceu na madrugada de segunda-feira (8), quando o segurança Ananias deixou o trabalho no clube Camisa Suada, na grande Altamira, nas proximidades do Bar Spettus ele foi atingido com tiros a queima roupa e ao tentar pedir ajuda os meliantes voltaram e terminaram o serviço.

 

O outro caso foi a morte do jovem Jefferson, 17 anos, que morava próximo a escola Isabel Cafeteira, na Tresidela. Membros de uma gangue invadiram a residência de sua família e o mataram em frente aos seus avós.

 

No sábado (13) durante o programa de tevê Jitirana Noticias, a apresentadora Elisangela Sousa disse que toda essa onda de violência que assola o município se dá pela ausência de ONG´s e institutos que lutem pela inclusão social de jovens e adolescentes que a todo momento deixam suas residências na zona rural e começam a inchar a periferia da cidade.

 

Sabemos que todos nós somos culpados pelos problemas sociais, mas onde está o poder público que não se manifesta e propõe ações que resultem na geração de emprego e renda para as camadas mais pobres do município?

 

Enquanto isso o prefeito se preocupa em derrubar árvores cinqüentenárias que nada de mal fazem ao povo, pelo contrário, nos trazem sombra, frutos e ar puro. 

 

Essa é a Barra que conhecemos. Onde os poderosos só querem ter mais recursos, enquanto grande parte de nosso povo vive na miséria. Assim não dá!



Escrito por Redação às 09h26
[] [envie esta mensagem] []



Prefeitura corta Mangueira da Tresidela

 

Durante toda a semana emails, abaixo-assinados e muita agitação contra a decisão do prefeito Nenzin de cortar uma Mangueira cinqüentenária localizada no bairro Tresidela. Até o promotor do meio ambiente alertou o gestor municipal que se ele levasse a sério essa medida poderia ser processado por improbidade administrativa e crime contra o meio ambiente.

 

Mas de nada adiantou, na noite deste sábado, por volta das 20h30 uma equipe da secretaria municipal de meio ambiente supervisionada pelo secretário Raimundo dos Reis, pelo prefeito Nenzin e o todo-poderoso Pedro Teles, a velha Mangueira veio ao chão.

 

Moradores das proximidades ainda tentaram impedir a ação, chamaram até a policia militar, mas, como quem manda na cidade é o prefeito Nenzin (palavras do filho do prefeito e secretário de finanças Pedro Teles) o bairro perdeu um dos mais belos e antigos cartões postais, aliás, o único que ainda restava.

 

Adeus Mangueira!

 

*Foto extraída do site do jornal Turma da Barra [www.turmadabarra.com]



Escrito por Redação às 06h15
[] [envie esta mensagem] []



 Em Presidente Dutra, ruas em situação precária

 

Mais conhecida como Rua da Lama ou dos Buracos, a Avenida Pedro Gualber, demonstra muito bem o descaso da administração pública de Presidente Dutra para como a população. A situação de muitas vias no município, a 362 Km de São Luís, é precária. Falta esgoto, sobram buracos – faltam asfalto e coleta de lixo, mas sobra lama, muita lama.

 

Outras ruas em diversos bairros, como do Angelim, se encontram em pior situação – intransitável. Basta cair umas gotinhas de águas e alguns bairros ficam totalmente inacessíveis.

 

Segundo populares, esse descaso se arrasta por mais de quatro anos, justamente no período da atual administração. “Essa Avenida Pedro Gualber (foto) é um paraíso, vocês precisam conhecer a rua dois do bairro Angelim, lá vocês vão chorar” – critica o popular Galego.

 

O desejo dos presidutenses é que a Prefeita Irene Soares, tenha mais espírito público, que ela tenha amor pela nossa terra, todavia enquanto isso não acontece, Presidente Dutra continua sendo um prato cheio para a oposição. Por favor Prefeita, vamos lá!

 

 *Por Evan de Andrade



Escrito por Redação às 20h00
[] [envie esta mensagem] []



[ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]


Histórico
Votação
Dê uma nota para meu blog






Outros sites
Governo do Maranhão
Assembléia Legislativa
Jornal Imparcial
O Estado do MA
Jornal Pequeno
Jovem Barra
Núcleo de Tecnologia Educacional - BC
Tribuna do Maranhão
John Cutrim
Portal Codó
Chapadinha - MA
Marcus Histórico - Blog
Central de Noticias